quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vigiar e Orar

Lucas 21:36 - Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

Somos exortados a vigiar neste versículo, para que possamos evitar que coisas desagradáveis e pecados não venham a acontecer em nossas vidas e não distanciarmos de Jesus.

Muitos cristão tem caído em pecado e desviados por não vigiar. A palavra vigiar é velar que significa não deixar ver, proteger, ou seja, tomarmos cuidado com o que estamos vendo e fazendo para não pecar.

Em 1 Pe 5:8 a palavra nos diz "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar". satanás está ao nosso redor, esperando que não vigiemos para que ele possa nos atacar, fazer sofrer e arrastar para seu caminho de pecado longe de Deus.
Um exemplo que temos é no jardim do Éden, apesar de Deus ter falado para a mulher que ela não deveria comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ela preferiu ouvir a voz de satanás e não vigiou, fez o que era agradável aos olhos dela.

O espírito esta pronto, mas a carne é fraca. Devemos vigiar sempre e não darmos ouvido a voz de satanás e nem fazermos o que é bom aos nossos olhos, mas a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

Se sabemos que uma amizade, uma música, um filme, um canal de televisão, um site, estar perto de alguém fará que você seja tentado e levado a cair melhor evitar a fazer, isto é vigiar. Em Ef 4:27 a palavra nos diz “Não deis lugar ao diabo”, devemos fugir de tudo aquilo que pode nós fazer pecar e abrir brechas, dar lugar ao diabo em nossa vida.

E impossível andar com Deus sem vigiar, pois apesar de Deus amar o pecador ele odeia o pecado.

Além de vigiar precisamos orar, a oração e intercessão deve ser nosso estilo de vida. Devemos sempre estar vigiando e orando para que Deus nós proteja de todo mal e possamos fica firme contra o pecado e permanecer em pé diante do Filho do homem.

Conclusão:

Deus não permitirá que sejamos tentados mais do que possamos resistir. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.” e a oração fortalece-nos contra a tentação. A Bíblia diz em Marcos 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”, ou seja, é possível permanecermos firmes se vigiarmos e orarmos e principalmente termos temor pelo Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário